Realizaram-se na
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa -
Braga, no dia 16 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de
Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico
e no Ensino Secundário da licenciada Cristina Maria Apolinário
Silva. A aluna apresentou
o seu Relatório, intitulado: “A importância da caricatura na pedagogia das artes visuais”.
O Júri das Provas foi
constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutor Vítor
Manuel F Ribeiro Moura, da UM (Arguente)
- Prof. Doutor José
Manuel M Lopes, da FFCS - UCP (Presidente do Júri)
- Prof. Doutor Carlos
Morais, da FFCS - UCP (Orientador)
Resumo:
O presente
relatório atenta à importância da caricatura na pedagogia das artes visuais com o intuito de
mostrar que esta constitui um interessante e importante instrumento
educacional. No âmbito
do nosso estágio, sobre o qual versa este relatório, pretendemos demonstrar que
a arte de caricaturar
é um importante meio de comunicação que possui uma linguagem própria, que permite a
aquisição de valores, estimula a sensibilidade estética e promove a reflexão
dos nossos alunos.
A ideia deseja
demonstrar que a partir da arte de caricaturar o aluno adquire conhecimentos,
desenvolve capacidades, e forma a sua personalidade. Partimos para este
trabalho com
a consciência de ser uma arte pouco explorada em ambiente escolar e nem sempre
bem compreendida
e explorada. Razão acrescida para este intento. Assim, no trabalho presente fazemos,
inicialmente, uma abordagem teórica demonstrativa das diferentes valências que
a caricatura
comporta, para de seguida procedermos a uma aplicação didática de todo o nosso projeto.
Deste modo, este
relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à caricatura e a
promoção de uma formação integral. Na segunda, incidimos sobre a prática, mobilizando as
aprendizagens de modo a aprender e ser com e pela caricatura na sala de aula, mediante um
conjunto significativo de atividades didáticas.
O presente
trabalho teórico e prático significa um acréscimo à consciência do nosso contributo
pedagógico, mas também reporta essa mesma consciência aos alunos, a todos nos responsabilizando
pelo reflexo que isso tem no processo ensino-aprendizagem.
Apraz-nos
sublinhar, neste contexto, a descoberta gradual do papel do humor em todo este processo, como
algo de essencial, não só pela maturidade que confere a cada aluno, ao ser
capaz de
brincar de modo respeitoso e harmonioso com o outro e consigo mesmo no seio do
ambiente bem
disposto que aí se gera, mas também pelo seu carácter libertador e promotor da
ação criativa.
Em suma, as
conclusões do presente relatório comprovam que a arte da caricatura é fulcral para o
desenvolvimento social, pessoal, emocional e intelectual, ou seja para o desenvolvimento
integral dos alunos.
Palavras-chave: Caricatura,
Humor, Valores, Educação Artística, Artes Visuais, Formação Integral.
Muitos parabéns Mestre Cristina. Desejo-te muitos sucessos na tua vida. Que a tua paixão pela arte inspire muita gente. Beijinhos
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