terça-feira, 17 de julho de 2018

A caricatura na pedagogia das artes visuais - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 16 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Cristina Maria Apolinário Silva. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: “A importância da caricatura na pedagogia das artes visuais”.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutor Vítor Manuel F Ribeiro Moura, da UM (Arguente)
- Prof. Doutor José Manuel M Lopes, da FFCS - UCP (Presidente do Júri)
- Prof. Doutor Carlos Morais, da FFCS - UCP (Orientador)

Resumo:

O presente relatório atenta à importância da caricatura na pedagogia das artes visuais com o intuito de mostrar que esta constitui um interessante e importante instrumento educacional. No âmbito do nosso estágio, sobre o qual versa este relatório, pretendemos demonstrar que a arte de caricaturar é um importante meio de comunicação que possui uma linguagem própria, que permite a aquisição de valores, estimula a sensibilidade estética e promove a reflexão dos nossos alunos.
A ideia deseja demonstrar que a partir da arte de caricaturar o aluno adquire conhecimentos, desenvolve capacidades, e forma a sua personalidade. Partimos para este trabalho com a consciência de ser uma arte pouco explorada em ambiente escolar e nem sempre bem compreendida e explorada. Razão acrescida para este intento. Assim, no trabalho presente fazemos, inicialmente, uma abordagem teórica demonstrativa das diferentes valências que a caricatura comporta, para de seguida procedermos a uma aplicação didática de todo o nosso projeto.
Deste modo, este relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à caricatura e a promoção de uma formação integral. Na segunda, incidimos sobre a prática, mobilizando as aprendizagens de modo a aprender e ser com e pela caricatura na sala de aula, mediante um conjunto significativo de atividades didáticas.
O presente trabalho teórico e prático significa um acréscimo à consciência do nosso contributo pedagógico, mas também reporta essa mesma consciência aos alunos, a todos nos responsabilizando pelo reflexo que isso tem no processo ensino-aprendizagem.
Apraz-nos sublinhar, neste contexto, a descoberta gradual do papel do humor em todo este processo, como algo de essencial, não só pela maturidade que confere a cada aluno, ao ser capaz de brincar de modo respeitoso e harmonioso com o outro e consigo mesmo no seio do ambiente bem disposto que aí se gera, mas também pelo seu carácter libertador e promotor da ação criativa.
Em suma, as conclusões do presente relatório comprovam que a arte da caricatura é fulcral para o desenvolvimento social, pessoal, emocional e intelectual, ou seja para o desenvolvimento integral dos alunos.

Palavras-chave: Caricatura, Humor, Valores, Educação Artística, Artes Visuais, Formação Integral.

1 comentário:

  1. Muitos parabéns Mestre Cristina. Desejo-te muitos sucessos na tua vida. Que a tua paixão pela arte inspire muita gente. Beijinhos

    ResponderEliminar