terça-feira, 3 de julho de 2018

Diálogo com a obra de arte: construção de significados - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 28 de junho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Maria Emília Oliveira Ribeiro Peixoto, tendo apresentado o Relatório intitulado: “Diálogo com a obra de arte: construção de significados”.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutora Maria Helena Palhinha, da FFCS-UCP (Orientadora)
- Profª. Doutora Filomena Ermida F. B. Ponte, da FFCS-UCP (Arguente)
- Prof. Doutor João Amadeu Oliveira C. Silva, da FFCS-UCP (Presidente do Júri)

Resumo

A arte como espaço privilegiado de criação, liberdade e fruição, é o lugar por excelência da implementação de novos discursos, novas linguagens, novos códigos e novos significados. Formar e educar pela arte é permitir que cada individuo se encontre consigo, com os outros e com o mundo que o rodeia, mas é também favorecer a sua possibilidade de descobrir as suas potencialidades artísticas e despertar em si mesmo sensibilidades estéticas.
Partindo deste pressuposto e acreditando que a arte é um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de perceção, criatividade, reflexão crítica, iniciativa e autonomia, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento integral dos jovens, este estudo desenvolveu-se no sentido de encontrar alguns caminhos que, a par do fazer artístico, se desenvolvam sensibilidades estéticas e se promova a criatividade.
As respostas fornecidas pela amostra selecionada permitiram desenvolver uma proposta de mediação artística assente num conjunto de procedimentos, com a finalidade de melhorar uma situação concreta, inovando e estimulando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitiram-nos concluir que as estratégias de diálogo e contacto com a obra de arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem dos conteúdos relacionados com as artes plásticas, proporcionaram o domínio da sintaxe da linguagem visual, assim como o desenvolvimento do potencial criativo.

Palavras-chave: Arte, Educação Estética/Artística, Literacia visual, Sintaxe da linguagem visual, Diálogo com a obra de arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário