Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade
Católica Portuguesa - Braga, no dia 28 de junho de 2018, as Provas
de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no
3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Maria
Emília Oliveira Ribeiro Peixoto, tendo apresentado o Relatório intitulado: “Diálogo com a obra de arte: construção de
significados”.
O Júri das Provas foi
constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutora Maria
Helena Palhinha, da FFCS-UCP (Orientadora)
- Profª. Doutora
Filomena Ermida F. B. Ponte, da FFCS-UCP (Arguente)
- Prof. Doutor João
Amadeu Oliveira C. Silva, da FFCS-UCP (Presidente do Júri)
Resumo
A arte como
espaço privilegiado de criação, liberdade e fruição, é o lugar por excelência da
implementação de novos discursos, novas linguagens, novos códigos e novos
significados. Formar e educar pela arte é permitir que cada individuo se
encontre consigo,
com os outros e com o mundo que o rodeia, mas é também favorecer a sua possibilidade de
descobrir as suas potencialidades artísticas e despertar em si mesmo sensibilidades
estéticas.
Partindo deste
pressuposto e acreditando que a arte é um precioso auxílio para o processo
educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de perceção, criatividade,
reflexão crítica, iniciativa e autonomia, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento
integral dos jovens, este estudo desenvolveu-se no sentido de encontrar alguns caminhos
que, a par do fazer artístico, se desenvolvam sensibilidades estéticas e se promova a
criatividade.
As respostas
fornecidas pela amostra selecionada permitiram desenvolver uma proposta de
mediação artística assente num conjunto de procedimentos, com a finalidade de melhorar uma
situação concreta, inovando e estimulando o processo de ensino e aprendizagem dos
alunos.
Os dados apurados
através dos diferentes instrumentos permitiram-nos concluir que as estratégias de
diálogo e contacto com a obra de arte, a realização de exercícios de agilização
do pensamento
criativo e a abordagem dos conteúdos relacionados com as artes plásticas, proporcionaram o
domínio da sintaxe da linguagem visual, assim como o desenvolvimento do potencial
criativo.
Palavras-chave: Arte, Educação Estética/Artística,
Literacia visual, Sintaxe da
linguagem visual, Diálogo com a obra de arte.
Sem comentários:
Enviar um comentário