sábado, 4 de agosto de 2018

Potencialidades da cor no ensino de artes visuais - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 25 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Maria Isabel Gonçalves da Silva. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: A descoberta das potencialidades da cor no ensino de Artes Visuais.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Doutor João Amadeu S. Carvalho, UCP-FFCS (Presidente)
- Doutor José Carlos Francisco Pereira, FBA-UL (Arguente)
- Doutor Carlos Morais, UCP-FFCS (Orientador)

Resumo:

Este relatório apresenta a investigação teórica e a prática de estágio realizadas, as quais se debruçaram sobre as potencialidades da cor no ensino de artes visuais. Este tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as potencialidades da cor e implementar uma intervenção pedagógica que incorpora atividades que permitem abordar as potencialidades da cor, particularmente a dimensão afetiva e emocional da cor.
A parte teórica traduz-se na investigação concetual do tema que subjaz ao trabalho - as potencialidades da cor no ensino de artes visuais - e por isso, aborda o ensino das artes visuais, nomeadamente a sua importância para a formação e desenvolvimento completos do aluno, mas também aborda a temática da cor, destacando as suas diversas potencialidades.
A metodologia adotada é de cariz qualitativo, tendo-se recorrido ao questionário como principal instrumento de recolha de dados. Assim, na parte prática e pedagógica apresenta-se a intervenção realizada numa escola do Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira – Guimarães, a qual é fundamentada pela primeira parte, a parte teórica e justificada pelas necessidades dos alunos. Não só se apresenta a intervenção realizada, como se elencam os procedimentos adotados, a amostra e os resultados dos questionários que permitem aferir o impacto da intervenção na turma.
Os resultados revelam que os alunos melhoraram significativamente o seu conhecimento em matéria de cor e das suas potencialidades, tendo aderido de forma massiva à intervenção e classificando a mesma de adequada, interessante e divertida.
Conclui-se que o ensino das artes visuais é fundamental, e a temática da cor deve ser mais explorada e aprofundada, de modo a possibilitar aos alunos um desenvolvimento e uma formação global.

Palavras-chave: Artes Visuais, Cor, Intervenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário