
O Júri das Provas foi constituído
pelos seguintes membros:
- Doutor João Amadeu S. Carvalho,
UCP-FFCS (Presidente)
- Doutor José Carlos
Francisco Pereira, FBA-UL (Arguente)
- Doutor Carlos Morais, UCP-FFCS
(Orientador)
Resumo:
Este relatório
apresenta a investigação teórica e a prática de estágio realizadas, as quais se debruçaram sobre as
potencialidades da cor no ensino de artes visuais. Este tem como principal objetivo aprofundar os
conhecimentos dos alunos sobre as potencialidades da cor e implementar uma intervenção
pedagógica que incorpora atividades que
permitem abordar as potencialidades da cor, particularmente a dimensão afetiva e emocional da cor.
A parte teórica
traduz-se na investigação concetual do tema que subjaz ao trabalho - as potencialidades da cor no ensino de
artes visuais - e por isso, aborda o ensino das artes visuais, nomeadamente a sua importância para a
formação e desenvolvimento completos
do aluno, mas também aborda a temática da cor, destacando as suas diversas potencialidades.
A metodologia
adotada é de cariz qualitativo, tendo-se recorrido ao questionário como principal instrumento de recolha de
dados. Assim, na parte prática e pedagógica apresenta-se a intervenção realizada numa escola do
Agrupamento de Escolas Prof. João de Meira – Guimarães, a qual é fundamentada pela
primeira parte, a parte teórica e justificada pelas necessidades dos alunos. Não só se
apresenta a intervenção realizada, como se elencam os procedimentos adotados, a amostra
e os resultados dos questionários
que permitem aferir o impacto da intervenção na turma.
Os resultados
revelam que os alunos melhoraram significativamente o seu conhecimento em matéria de cor e das
suas potencialidades, tendo aderido de forma massiva à intervenção e classificando a mesma de
adequada, interessante e divertida.
Conclui-se que o
ensino das artes visuais é fundamental, e a temática da cor deve ser mais explorada e aprofundada, de
modo a possibilitar aos alunos um desenvolvimento e uma formação global.
Palavras-chave: Artes Visuais,
Cor, Intervenção.
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