quinta-feira, 5 de julho de 2018

Potencialidades pedagógicas da "in"disciplina do desenho - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 27 de junho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Rute Maria Malheiro Magalhães, tendo apresentado o Relatório intitulado: A experiência da indisciplina do desenho.

O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutora Maria Helena Palhinha, da FFCS - UCP (Orientadora)
- Profª. Doutor Carlos Morais, da FFCS - UCP (Arguente)
- Prof. Doutor João Amadeu Oliveira C. Silva, da FFCS - UCP (Presidente do Júri)

Resumo: 

O presente relatório propõe a introdução, em contexto de ensino-aprendizagem, de uma experiência assente no conceito de indisciplina do desenho. Pretende-se verificar o modo como esta prática pode contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos e práticas dos discentes sobre o desenho e arte contemporânea, incentivar à exploração do desenho nas suas diferentes dimensões e contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da autonomia.
Na primeira parte deste estudo, aprofundam-se os conceitos de desenho, indisciplina do desenho e ensino, através da reflexão e análise da obra de vários autores de referência, que fundamentam a nossa prática pedagógica.
A segunda parte desenvolve algumas atividades e estratégias faseadas num projeto de indisciplina elaborado na disciplina de Desenho e Comunicação Visual na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, com a turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico.
No final, apresenta-se uma reflexão dos resultados sobre a experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.

Palavras-chave: Desenho, Indisciplina do desenho, Ensino/Aprendizagem, Criatividade e Autonomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário