Actividades 2010-2011: Ciclo "Artes Visuais e Criatividade Pedagógica"

I Ciclo de Seminários e Workshops dedicados ao tema: 
“Artes Visuais e Criatividade Pedagógica”

Faculdade de Filosofia, de Nov. 2010 a Jan. 2011

Apresentação
O poder formativo da arte tem vindo a ser aprofundado desde que Platão concebeu a existência humana como consequência da educação, e a educação como um processo de maturação física, intelectual e espiritual no qual a poesia, a música, a pintura, a escultura, e todas as outras artes desempenham um papel insubstituível.
A arte constitui-se esteticamente como um valor por si mesmo, capaz de transformar o nosso olhar, a nossa percepção da realidade e da vida. Mas, ao mesmo tempo, ela é indutora de novas formas, novos dispositivos, novas estratégias que nos permitem alcançar criativamente outros valores, outros âmbitos, novas finalidades. Docentes, psicólogos, pedagogos, educadores e, de um modo geral, todos os que desenvolvem actividades de comunicação e de intermediação cultural e social reconhecem que, com a arte, a mensagem “passa melhor”.
Dentre o universo da arte, as artes visuais adquiriram desde cedo um estatuto estético e cognitivo cimeiro, precisamente porque se descobriu que os sentidos e os dispositivos que elas activam permitem-nos chegar mais longe, alcançar uma realidade mais ampla, conhecer melhor e mais profundamente a realidade envolvente. Não é por acaso que ao longo da nossa tradição cultural sempre se valorizou a dimensão visual.
Entretanto, as artes mudaram muito, bem como o homem e a sua imagem, a cultura, os valores e os métodos de ensino. As artes visuais conquistaram novos suportes, adquiriram novas linguagens, transformaram-se internamente num processo de fusão donde têm surgido novas e extraordinárias formas de expressão.
Neste Ciclo de Seminários e Workshops aprofundar-se-ão as mutações que continuamente nos lançam desafios e interrogações que é urgente reequacionar, quer a nível dos conceitos estéticos, culturais, filosóficos, como a nível das práticas artísticas, pedagógicas, educacionais e de natureza didáctica.
O aprofundamento em artes visuais e criatividade pedagógica, através dos cinco seminários que constituem o calendário das actividades, propõe-se fornecer um conspecto das principais metamorfoses que hoje afectam a presença da arte no sistema educativo, quer na posição em que a arte é objecto directo do ensino, quer na posição em que o ensino e a educação são intencionalmente visados pela arte. Pretende-se aprofundar as diversas pontas deste nó que ata o ensino artístico, a educação pela arte e a formação estética, sob o pano de fundo da seguinte inquietação: em que condições promoverão, hoje, as artes (visuais) a criatividade na escola e na vida?
“Vós (artistas) tendes, graças ao vosso talento, a possibilidade de falar ao coração da humanidade, de tocar a sensibilidade individual e colectiva, de suscitar sonhos e esperanças, de ampliar os horizontes do conhecimento e do empenho humano.” (Bento XVI, “Encontro com os artistas”, Capela Sistina, 21 de Novembro de 2009)

Benefícios
Os seminários deste Curso habilitarão os participantes a:
- Conhecer as potencialidades formativas da arte e as suas incidências na transformação da percepção da realidade.
- Reconhecer os processos de desenvolvimento da criatividade centrada nos estímulos estético-artísticos.
- Contactar com novas ferramentas que potenciem as aplicações pedagógicas e didácticas das artes visuais de modo a fazê-las corresponder aos benefícios pretendidos pelos diversos actores.
- Reflectir criticamente as articulações da arte e da pedagogia provindas dos novos contextos culturais contemporâneos.

Destinatários
O Curso destina-se a:
- Estudantes e profissionais graduados nos domínios das artes, ciências da educação, ciências humanas e sociais.
- Poderá também ser frequentado pelos interessados que possuam ampla formação estética, artística e pedagógica ou que desenvolvam actividades profissionais nestas áreas.
- Nível recomendado: Licenciatura

Programa
- O Curso está estruturado em cinco seminários que abordarão autonomamente a temática central. No seu conjunto dotarão o participante de uma visão holística dos assuntos. Por isso, os seminários poderão ser também frequentados singularmente.
- Os seminários serão conduzidos através de uma metodologia que combina a forma expositiva com a forma interactiva e terão a apresentação de múltiplos casos/exemplos.

Duração
- O Curso tem a duração de 25 h/a, ocupando cada Seminário 5 h/a.
- Os seminários realizar-se-ão às sextas-feiras, das 18H00 às 23H00 (5h/a – cada).
- Tempo de trabalho por cada seminário: 50’h/a x 5; Tempo de intervalo: 50’.

Seminários e Datas
- 19 de Novembro de 2010: Fátima Lambert | Instituto Politécnico do Porto – “Arte Contemporânea – Educação Estética (e formação do gosto)”
- 10 de Dezembro de 2010: Fernando Ilídio | Universidade do Minho – “Cultura Popular e Processos Criativos
- 07 de Janeiro de 2011: Eileen Adams, Royal College of Arts | UK – “Learning Trough Drawing” (acompanhada de tradução)
- 21 de Janeiro de 2011: Alfonso López Quintás | Univ. Complutense de Madrid – “El Poder Formativo del Arte
- 28 de Janeiro de 2011: Nel Rodriguez Rial | Univ. Santiago Compostela – “Fenomenología de la Pintura
Notícia publicada no Jornal "Diário do Minho", em 15 de Nov. de 2010, p. 7
Notícia no Correio da Educação

> Seminário-Workshop 1: “Arte Contemporânea – Educação Estética (e formação do gosto)”, orientado pela Profª Doutora Fátima Lambert, do Instituto Politécnico do Porto, em 19 de Novembro de 2010:
Notícia publicado no Jornal “Diário do Minho”, em 23 de Novembro de 2010

> Seminário/Workshop 2: “Cultura Popular e Processos Criativos”,orientado pelo Prof. Doutor Fernando Ilídio, da Universidade do Minho, em 10 de Dezembro de 2010:

Apresentação
Realizar-se-á no próximo dia 10 de Dezembro, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, o Seminário que versará o tema “Cultura Popular e Processos Criativos”, orientado pelo Professor Doutor Fernando Ilídio Ferreira da Universidade do Minho.
Este Seminário aprofundará as implicações antropológicas, sociológicas, estéticas e pedagógicas da assim chamada “cultura popular” enquanto fonte da criatividade mais genuína.
É uma problemática de grande actualidade, tendo presente que até ao século XVIII, o termo “cultura” se referia quase exclusivamente à arte, à literatura e à música, assumindo uma perspectiva elitista que, apesar das mudanças entretanto operadas, ainda está, hoje, muito enraizada nas nossas mentalidades. Por isso, em relação à “cultura popular” existem até ideias preconceituosas que tendem a reduzi-la a uma perspectiva folclorizada e a  desqualificar as suas potencialidades em termos de produção e (re)criação cultural.
Neste seminário, abordar-se-ão conceitos e práticas relacionados com a cultura popular, procurando, por um lado, questionar algumas dicotomias instaladas, como moderno/tradicional e erudito/popular e, por outro, apresentar perspectivas e exemplos concretos que permitam compreender e reinventar uma relação fecunda entre a cultura popular e os processos criativos, de grande incidência nas actividades educativas e nas estratégias pedagógicas.
Este Seminário faz parte do Curso de “Artes Visuais e Criatividade Pedagógica”. Os outros Seminários deste Curso realizar-se-ão em:
- 07 de Janeiro, Profª Eileen Adams (Royal Acad. Arts)
- 21 de Janeiro, Profº Alfonso López Quintás (Univ. Complut. Madrid)
- 28 de Janeiro, Profº Nel Rodriguez Rial (Univ. Sant. Compostela)
Notícia publicada no Jornal "Diário do Minho", 04 de Dezembro de 2010

Notícia publicada no jornal "Correio do Minho", 11 de Dez. de 2010, p. 09

> Seminário/Workshop 3: “Learning Througt Drawing”, orientado pela Profª Doutora Eileen Adams, da Royal Academy os Arts, em 07 de Janeiro de 2011

Apresentação do Workshop
Realizar-se-á no próximo dia 07 de Janeiro de 2011, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, um workshop intitulado “Learning Through Drawing” que consistirá na demonstração prática das potencialidades da utilização do desenho nos processos de aprendizagem.
Este workshop será orientado pela Professora Eileen Adams, da Royal Academy of Arts (London) numa dinâmica de interação com os participantes.
Como poderá o desenho ser usado como meio de aprendizagem no ensino básico e secundário? Como podem diferentes tipos de desenho promover diferentes tipos de pensamento e raciocínio? Como pode o desenho facultar aos alunos a compreensão de experiências e de ideias, permitindo ainda comunicar e ser criativo? Estas são algumas das questões às quais o workshop responderá não de uma maneira genérica e abstracta, mas através da exemplificação e da prática do desenho.
Através do Projecto que lidera – O Poder do Desenho – Eileen Adams  tem vindo a explorar as funções do desenho a partir de três conceitos básicos: percepção, comunicação e manipulação. Nesta linha, o desenho ajuda a organizar sensações, sentimentos, ideias e pensamentos. Mediante esta arte transmitem-se ideias, pensamentos e sentimentos. Em terceiro lugar, o desenho significa manipulação criativa, desenvolvimento da criatividade. Enquanto percepção, o desenho engloba as seguintes actividades: observar; registar; investigar; examinar; experimentar; analisar; sintetizar; contemplar; recordar; reflectir e responder emocionalmente. Enquanto comunicação, abarca os seguintes processos: simbolizar, narrar; ilustrar; interpretar; explicar; negociar; instruir; especificar e codificar. Já enquanto manipulação, o desenho comporta acções criativas como: sonhar; imaginar; fantasiar; visualisar; exprimir hipóteses; testar ideias; transformar; planificar e resolver problemas.

Eileen Adams (Formadora)
Eileen Adams MA (RCA) é uma consultora que possui vasta experiência em educação, como professora, conferencista, investigadora e escritora, que tem desenvolvido os seus trabalhos na
Inglaterra e noutros países. Foi directora da Schools Council Art and the Built Environment Project e directora do projecto de investigação Learning through Landscapes. Actualmente, Eileen lidera o Programa Educativo Power Drawing, programa educativo da Campanha para o Desenho.
A partir de 2004 foi responsável pela avaliação do Projecto Shaping Places desenvolvido pelo Centro de Arquitectura de Kent para o fomento de parcerias entre os profissionais da educação e do design.
Eileen tem sido convidada para proferir conferencista e orientar workshops e tutorias em diversas Escolas, Colégios e Universidades. Tem também desenvolvido actividades de avaliação externa de diversas instituições de ensino superior artístico. Desempenha também o cargo de Chair de organizações educativas.
Os seus trabalhos têm-na levado a apresentar-se em diversos países de praticamente todos os continentes.

Jornal "Diário do Minho", 08 de jan. 2011
Jornal "Diário do Minho", 05 jan. 2011
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> Seminário/Workshop 4: “El Poder Formativo del Arte”, orientado pelo Prof. Doutor Alfonso López Quintás, da Univ. Complutense de Madrid, em 21 de Janeiro de 2011:

Objectivo do Seminário
Realizar-se-á no próximo dia 21 de Janeiro de 2011, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, o seminário orientado pelo Prof. Alfonso López Quintás intitulado “El poder formativo del arte”.
Este seminário tem como objectivo explorar as possibilidades formativas da obra de arte, em particular a música e as artes visuais, num registo não apenas teórico mas experiencial e prático. A título de exemplo, é intenção do Profº Lopéz Quintás expor, como arquétipo insigne, o impressionante potencial de significação da Nona Sinfonia de Beethoven a partir da audição do último andamento. Aplicar estas considerações às artes visuais é outro exercício prático de grande interesse.

Programa temático do Seminário
1. Recursos formativos de las diversas áreas de conocimiento. La colaboración de las distintas asignaturas con la clase de ética.
2. La música posee la capacidad creativa propia del juego.
3. La música posee, por su estructura, una notable capacidad pedagógica.
4. La experiencia de interpretación fomenta nuestra capacidad creativa.
– La articulación de un proceso creativo.
– La posibilidad de ser independientes y solidarios, libres y obedientes a normas.
5. La experiencia de interpretación musical desarrolla las tres condiciones de la inteligencia madura, enseña a integrar, promueve la inteligencia emocional.
6. La experiencia estética y el “ordo Amoris”.
– Afinidad de las experiencias estética, ética,metafísica y religiosa.
– El mensaje de solidaridad y alegría de la Novena Sinfonía de Beethoven.
– Audición comentada del último tiempo de esa obra.

Público-alvo
Pelas suas evidentes aplicações educativas, psico-pedagógicas e didácticas, e pelo seu enquadramento estético-antropológico e ético profundamente humanista, este seminário interessa a todos os educadores, docentes, pais, psicoterapeutas, em especial todos os profissionais que utilizam a arte como mediação nos processos de ensino-aprendizagem e de intervenção psicológica, bem como a todos os alunos universitários.

Prof. Catedrático Alfonso López Quintás
Da extraordinária carreira académica e dos diversificados domínios científicos que o Prof. López Quintás tem investigado destacamos a sua dedicação à Estética, ao mundo das Artes e às suas respectivas problemáticas.

A. López Quintás é um nome incontornável da reflexão estética contemporânea. Em 1961 iniciou a sua carreira docente como Professor Auxiliar de Filosofia na Universidade de Madrid, instituição na qual foi nomeado Professor Adjunto de Estética em 1967, cargo que acumulou com o de Professor Titular de Estética da Universidade Pontifícia de Comillas, desde 1968. Em 1974 obteve por concurso o lugar de Professor Agregado de Fundamentos de Filosofia da Universidade de Barcelona.


Em 1976 regressou a Madrid como Professor Titular de Estética da Universidade Complutense, onde em 1984 passou a ocupar a Cátedra de Estética, então vacante pela Jubilação de José María Sánchez de Muniain Gil. Foi nesta mesma Universidade que A. López Quintás alcançou a Jubilação.
Em 1984 foi eleito Membro da “Real Academia de Ciencias Morales y Políticas” de Madrid.
Ao longo da sua reflexão estética e antropológica, López Quintás tem vindo a desenvolver sistematicamente as relações entre a arte e a criatividade humana. Os seus estudos levaram-no a descobrir um novo método que por finalidade ajudar as pessoas a encontrar as chaves necessárias para alcançar uma vida plenamente realizada. Adquirir autonomia e criatividade são duas condições fundamentais para atingir aquele desiderato. As artes constituem uma mediação fundamental neste processo.
Esta metodologia revelou-se tão consistente e de efeitos tão positivos e palpáveis que conduziu este académico a fundar em 1987 a “Escuela de Pensamiento y Creatividad”, em cuja programação encontramos cursos extremamente sugestivos: “El arte de pensar con rigor y vivir de forma creativa”, “Cómo formarse en ética a través de la literatura y el cine”, “Literatura, creatividad y formación ética”, etc. Esta Escola tem já núcleos espalhados por diversos Países.
Da vasta e riquíssima obra da autoria de A. López Quintás destacamos os títulos mais ligados à problemática do seminário que orientará na FacFil:
- Hacia un estilo integral de pensar. Vol. I – Estética, Editora Nacional, Madrid, 1967
- Para comprender la experiencia estetica y su poder formativo, Ed. Verbo Divino, Estella, 1991
- El arte de pensar con rigor y vivir de forma creativa, Asociación para el progreso de las ciencias humanas, Madrid, 1993
- La formación por el arte y la literatura, Ediciones Rialp, Madrid, 1993
- Como formarse en etica a traves de la literatura, Rialp, Madrid, 1994
- Literatura y formación humana. García Lorca, Unamuno, Hesse, Kafka, Buero Vallejo, R. Bach, San Pablo, Madrid, 1997
- Estética de la creatividad. Juego. Arte. Literatura, Rialp, Madrid, 1998 (3ª ed.)
- Inteligencia creativa. El descubrimiento personal de los valores, BAC, Madrid, 1999
- La cultura y el sentido de la vida, Rialp, Madrid, 2003 (2ª ed.)
- El poder transfigurador del arte, Promesa, Costa Rica, 2003
- Liderazgo creativo, Nobel, Oviedo, 2004
- Estética Musical. El poder formativo de la música, Rivera edts., Valencia, 2005
- Vértigo y éxtasis. Una clave para superar las adicciones, Rialp, Madrid, 2006



> Seminário/Workshop 5: “Fenomenología de la Pintura”, orientado pelo Prof. Doutor Nel Rodríguez Rial, da  Univ. de Santiago de Compostela, em 28 de Janeiro de 2011:

Objectivo do Seminário
Realizar-se-á no próximo dia 28 de Janeiro de 2011, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, o seminário orientado pelo Prof. Nel Rodríguez Rial (Univ. de Santiago de Compostela) intitulado “Fenomenología de la Pintura”.
Este seminário tem como objectivo explorar as diversas dimensões da obra de arte pictórica: a sua génese e criação, sentido e significação, fruição da sua presença, relação com o meio envolvente, como busca de felicidade e celebração da vida.

Programa temático do Seminário
- A vida, a necessidade de uma “ecoestética” e o gosto das coisas.
- A paleta ou reino da Natureza.
- O pintor ou o reino da Arte
- A tela ou o reino da Graça

Destinatários
Pela multiplicidade de aspectos que estarão em análise, este seminário interessa a todos os que pretendem aprofundar o seu conhecimento da arte da pintura: pintores e demais artistas, professores, todos os profissionais que trabalham com as artes visuais, educadores que utilizam a arte como mediação nos processos de ensino-aprendizagem e de intervenção psicológica, animadores culturais, bem como a todos os estudantes de belas-artes.

Nel Rodríguez Rial, Professor Titular na Univ. Santiago de Compostela
Physis de Nel Rodríguez Rial
- Iniciou a carreira de docente em 1980 ensinando Estética na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela.
- Em 1981, fundou, com outros professores da Faculdade, a revista Agora. Papeles de filosofía. Em 1983 apresentou a Memória de Licenciatura sobre Las ideas estéticas de Ortega y Gasset. Frequentou a Universidade de Paris-Nanterre (1984-1985) para investigar a obra de Mikel Dufrenne. Apresentou a sua dissertação de doutoramento na Universidade de Santiago: “Investigaciones sobre el método fenomenológico y sus aplicaciones en el campo de la Estética” (Premio extraordinario 1998). Em 1990 investigou nos Archivos Husserl de Lovaina e no C.N.R.S. de Paris sobre el tema “La crisis de la cultura europea”; na sequência desta investigação publicou “O planeta ferido. Por unha razón ecolóxica” (marzo, 1991).
- Desde 2000 é professor titular de Estética na Faculdade de Filosofia de Santiago e director do Departamento de Filosofía y Antropología Social desde 2008. Em 1990 esteve na base da criação da Sociedad Galega de Filosofía. Fundou em 1990 a Editorial Novo Século, de la que foi seu director entre 1990 y 1997. Colaborou no arranque (1984) da Fundación Camilo José Cela (Iria Flavia, Padrón), da que foi o primeiro Secretário Geral, fundando nela (1995) a revista literária El Extramundi. Papeles de Iria Flavia. Organizou o “I Congresso Mundial de Fenomenología, realizado em Santiago de Compostela (1988), donde resultou a constituição da Sociedad Española de Fenomenología (Vicepresidente  desde 1989 a 1997).
- A sua  investigação científica centra-se em quatro domínios: 1. La necesidad de “pensar mi tiempo” y sus acuciantes problemas: crisis ecológica, multiculturalidad; terrorismo, hambre, etc.; 2. La fundamentación fenomenológica de la Estética; 3. Europa en cuanto cultura filosófica y el papel del filósofo. 4. El pensamiento fenomenológico de Ortega y Gasset.
- No âmbito da Fundamentação fenomenológica da Estética destacamos a publicação do seu Curso de Estética fenomenológica, no qual se destacam as suas qualidades pedagógicas, clareza e rigor expositivo. Aí propõe a sua ideia de ciência estética baseada no carácter cognitivo próprio do sentir, da sensibilidade e do sentimento. Esta obra é também um convite apaixonado a celebrar la glória do mundo, a fruir das formas simples, como a magnificência e a beleza cuja presença nos envolve e nos proporciona uma “eudaimonía estética”.
- Da vasta e riquíssima obra da autoria de Nel Rodríguez Rial destacamos os títulos mais ligados à problemática do seminário que orientará na FacFil:
O planeta ferido. Por unha razón ecolóxica, Editorial Novo Século, Iria Flavia-Padrón, 1990.
Curso de Estética fenomenológica, vol. I: “El Hechizo del Ser. Los conceptos fundamentales del método fenomenológico”, Edicións do Castro, O Castro-Sada, 2000.
Curso de Estética fenomenológica, vol. II: “Elogio del placer estético. Prolegómenos para una teoría de la experiencia estética”, Universidad de Santiago-Edicións do Castro, O Castro-Sada, 2000
Mikel Dufrenne. Repertorio bibliográfico, Centro de Investigación en Arte y Estética, Centro de Investigaciones en Arte y Estética y Unidixital, Santiago de Compostela, 2005
Javier Barcia González y Nel Rodríguez Rial (Ed.): La razón ecológica, Universidade de Santiago, 2011 (en prensa).
“Nuevas aportaciones al estudio de la Teoría estética de Ortega y Gasset”en Revista Agora, nº 1, 1981, Universidad de Santiago de Compostela, págs. 283-289.
“Origen del Ortega teórico y crítico del arte”, en Revista Agora, nº 3, Santiago de Compostela, págs. 31-47.
“Estética y metaestética en Rosalía de Castro”, en Actas de Congreso Internacional “Rosalía de Castro y su tiempo”, Universidad de Santiago de Compostela, vol. III, págs. 179-190.
“Hacia las fuentes de la Naturaleza. La fenomenología arqueológica de Mikel Dufrenne: del hombre a la utopía.”, en Revista Agora, nº 5, 1987, Universidad de Santiago, págs. 113-133.
“Lección preliminar sobre la fenomenología de García Morente”, en Revista ESTUDIOS, nº 159, Madrid, 1987, págs. 433-444.
“Goya e a destrucción da razón” en Reflexiones filosóficas, Revista de Filosofía, nº 2, Narón, La Coruña, págs.. 13-21.
“Experiencia estética e valores estéticos”, en la Revista Galega do Ensino, nº 15, abril, Consellería de Educación e Ordenación Universitaria, Santiago de Compostela, págs.. 265-279.
“Las sombras de la modernidad estética. Sobre los orígenes estéticos de la postmodernidad”, en Rodríguez Camarero, Luís y González Fernández, Martín: O legado das Luces, Universidade de Santiago, 2002, pp. 137-176.
“La arquitectura como arte cosmogónico. Reflexiones fenomenológicas sobre las relaciones de la arquitectura con la tierra y las bellas materias”, en Agora. Papeles de Filosofía, nº 22/2, 2003, Universidad de Santiago de Compostela, pp. 103-128.

Notícia no website Pportodosmuseus.pt
Notícia no website da Direcção Geral das Artes


(Coord. e textos de Carlos Morais | FacFil)

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