sábado, 14 de julho de 2018

O papel da História da Cultura e das Artes no ensino do Desenho - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 03 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Tânia Magalhães Ramos Bandeira. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: “O contributo da História da Cultura e das Artes para o ensino do Desenho”.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutor José Manuel M Lopes, da FFCS - UCP (Presidente do Júri)
- Prof. Doutor Carlos Morais, da FFCS - UCP (Arguente)
- Prof. Doutor João Amadeu Oliveira C. Silva, da FFCS - UCP (Orientador)

Resumo:

O presente relatório de estágio tem como objeto de estudo um problema, identificado em contexto do ensino do Desenho, que se prende com a ausência de referências culturais e artísticas destes alunos. O Curso Científico Humanístico de Artes Visuais não contempla, até então, no seu plano de estudos a disciplina História da Cultura e das Artes. Esta unidade curricular poderia representar uma mais-valia, já que poderia transmitir os diversos e distintos pontos de vista ao longo dos tempos sobre conteúdos comuns e promover assim a capacidade crítica e a criatividade de cada aluno, bem como estimular o interesse e o entendimento da arte.
A metodologia utilizada assenta na investigação e compreensão do problema, orientado para a reflexão e para a mudança de práticas pedagógicas do ensino do Desenho, com a abordagem à História da Cultura e das Artes.
As atividades selecionadas com o intuito de atingir os objetivos e serão desdobradas: em apresentações, durante as aulas, de exemplos de obras de arte. Realizar-se-ão exercícios para despoletar a atividade crítica individual, o desenvolvimento social e cultural de cada aluno; no desenvolvimento de eventos culturais, promovendo uma maior capacidade de pesquisa individual e análise de obras; na elaboração de trabalhos individuais e em grupo, como montagens de exposições, para estimular a criatividade dos educandos.
Estas atividades serão aliadas à utilização de novos métodos no ensino do Desenho, com o recurso a imagens e a tecnologias visuais de forma a enriquecer a aprendizagem dos alunos, na medida em que permitem aos alunos uma reflexão mais sustentada e, consequentemente, uma interpretação mais crítica sobre as imagens. Todas estas atividades e metodologias de ensino terão como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Desenho.

Palavras-chave:
Desenho; Educação Artística; Cultura Visual; História e Cultura das Artes; Imagem e Criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário