quinta-feira, 12 de julho de 2018

A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, tema de Provas e Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 03 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada, Sandra Manuela Fernandes Pimenta. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: Aprender (com) a arte com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutor José Manuel M Lopes, da FFCS - UCP (Presidente do Júri)
- Prof. Doutor Carlos Morais, da FFCS - UCP (Arguente)
- Prof. Doutor João Amadeu Oliveira C. Silva, da FFCS - UCP (Orientador)

Resumo:

O presente relatório intitulado “Aprender (com) a arte com base na proposta triangular de Ana Mae Barbosa” pretende desenvolver princípios teóricos e debruçar-se sobre eles enquanto aplicados ao estágio efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio teve lugar na Didáxis – Cooperativa de Ensino de Vale São Cosme, Vila Nova de Famalicão, com uma turma do 9º ano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico na disciplina de Educação Visual.
A anteceder e a concluir a nossa intervenção pedagógica, aplicámos inquéritos por questionário a partir dos quais, primeiramente, procuramos saber qual a opinião e o conhecimento dos alunos em relação à disciplina de Educação Visual no que respeita às suas temáticas/matérias, à sua utilidade e às suas potencialidades/vantagens na compreensão de matérias de outras disciplinas. Posteriormente, com a aplicação do segundo inquérito por questionário, pretendemos averiguar qual o impacto nos alunos e o potencial pedagógico/ as vantagens da implementação de um modelo pedagógico alicerçado nas três ações da proposta triangular de Ana Mae Barbosa.
Pudemos verificar, a partir dos dados apurados, que as três ações, a leitura, a contextualização da obra de arte/imagem e o fazer artístico, vivenciadas pelos alunos revelaram-se um ótimo veículo de transmissão/uma mais-valia na transmissão das várias e diferentes matérias tanto da disciplina de Educação Visual como de outras áreas curriculares disciplinares funcionando como um trampolim para o sucesso das aprendizagens.

Palavras-chave: Educação, Arte, Ensino-aprendizagem, Educação visual, Proposta triangular.

Sem comentários:

Enviar um comentário