Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade
Católica Portuguesa - Braga, no dia 03 de julho de 2018, as Provas
de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no
3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada, Sandra Manuela Fernandes Pimenta. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: “Aprender (com) a arte com base na proposta
triangular de Ana Mae Barbosa”.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Prof. Doutor José Manuel M Lopes, da FFCS - UCP (Presidente do Júri)
- Prof. Doutor Carlos
Morais, da FFCS - UCP (Arguente)
- Prof. Doutor João
Amadeu Oliveira C. Silva, da FFCS - UCP (Orientador)
Resumo:
O presente
relatório intitulado “Aprender (com) a arte com base na proposta triangular de
Ana Mae Barbosa” pretende desenvolver princípios teóricos e debruçar-se sobre eles enquanto
aplicados ao estágio efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no
3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio teve lugar na Didáxis –
Cooperativa de Ensino de Vale São Cosme, Vila Nova de Famalicão, com uma turma do 9º ano
de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico na disciplina de Educação Visual.
A anteceder e a
concluir a nossa intervenção pedagógica, aplicámos inquéritos por questionário a
partir dos quais, primeiramente, procuramos saber qual a opinião e o conhecimento dos
alunos em relação à disciplina de Educação Visual no que respeita às suas
temáticas/matérias, à sua utilidade e às suas potencialidades/vantagens na compreensão de
matérias de outras disciplinas. Posteriormente, com a aplicação do segundo inquérito
por questionário, pretendemos averiguar qual o impacto nos alunos e o potencial
pedagógico/ as vantagens da implementação de um modelo pedagógico alicerçado nas
três ações da proposta triangular de Ana Mae Barbosa.
Pudemos
verificar, a partir dos dados apurados, que as três ações, a leitura, a contextualização
da obra de arte/imagem e o fazer artístico, vivenciadas pelos alunos revelaram-se um
ótimo veículo de transmissão/uma mais-valia na transmissão das várias e diferentes
matérias tanto da disciplina de Educação Visual como de outras áreas curriculares
disciplinares funcionando como um trampolim para o sucesso das aprendizagens.
Palavras-chave: Educação, Arte,
Ensino-aprendizagem, Educação visual, Proposta triangular.
Sem comentários:
Enviar um comentário