sábado, 4 de agosto de 2018

Bachelard e a perceção do espaço em Artes Visuais - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, no dia 25 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Maria Goreti Durão Fraga. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: Gaston Bachelard e a Pedagogia das Artes Visuais centrada na perceção do espaço.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Doutora Maria Helena Cardoso Palhinha, UCP-FFCS (Presidente)
- Doutor José Carlos Francisco Pereira, FBA-UL (Arguente)
- Doutor Carlos Morais, UCP-FFCS (Orientador)

Resumo:

O presente relatório é o resultado da nossa prática pedagógica de ensino supervisionado, numa turma do 9º ano de escolaridade, na Escola Cooperativa de Ensino – Didáxis, na disciplina de Educação Visual, no âmbito do Mestrado do Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, lecionado na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.
O presente estudo procura resolver as dificuldades que os alunos manifestam no conceito e definição do espaço, como competência essencial a desenvolver no processo ensino aprendizagem e na sua representação gráfica, assim como as suas implicações no ensino das artes visuais e na vida. O enquadramento desta questão determinou uma investigação teórica e uma intervenção pedagógica de operacionalização de estratégias na turma referida. A intervenção realizada demonstrou que os alunos assimilaram os fundamentos essenciais, superando as dificuldades inicialmente sentidas.
Na primeira parte do relatório aplicamos técnicas de representação gráfica do espaço, tornando-se estas determinantes ao nível das aprendizagens bem como úteis nas estratégias aplicadas que contribuíram para o conhecimento deste conceito em estudo, a nível teórico, baseado na obra de Gaston Bachelard.
Na segunda parte do relatório descreve-se todo o processo do trabalho prático desenvolvido com a referida turma da escola Cooperativa de Ensino – Didáxis, no concelho de Vila nova de Famalicão, com a supervisão da cooperante e docente da disciplina. O programa da Unidade a lecionar que criei, denominado Gaston Bachelard e as artes Visuais Centrado na Perceção do Espaço, desenvolveu-se a partir da abordagem por projetos, desde a representação gráfica de sólidos, passando à representação da perspetiva axonométrica, terminando na execução de um projeto tridimensional.
Por fim, apresentamos as conclusões que se retiram da implementação das estratégias de desenvolvimento do conhecimento do conceito de espaço. Em função dos resultados obtidos, das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo e dos inquéritos de avaliação qualitativa, verificou-se uma evolução dos conhecimentos dos alunos, pela assimilação de novos conceitos relativos à problemática da perceção do espaço.

Palavras-chave: Gaston Bachelard, Poética do Espaço, Artes visuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário