
O Júri das Provas foi
constituído pelos seguintes membros:
- Doutor João
Amadeu S. Carvalho, UCP-FFCS (Presidente)
- Doutor José
Carlos Francisco Pereira, FBA-UL (Arguente)
- Doutor Carlos
Morais, UCP-FFCS (Orientador)
Resumo:
O presente
relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes
aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres,
detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos
foi atribuída.
Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos.
É nossa intenção
mostrar, que as experiências de criação artística potenciam as relações
interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos,
desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o
conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de
interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma.
Em síntese a
presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de
aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação
entre o fazer
artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes
visuais no sistema
de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana.
Palavras-chave: Artes visuais,
pedagogia humanista, pedagogia inaciana, formação integral.
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