sábado, 4 de agosto de 2018

As Artes Visuais e a Pedagogia Inaciana da Formação Integral - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, no dia 25 de julho de 2018, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da licenciada Carla Alexandra da Silva Monteiro. A aluna apresentou o seu Relatório, intitulado: O ensino das artes visuais como ferramenta da pedagogia inaciana na formação integral do aluno”.
O Júri das Provas foi constituído pelos seguintes membros:
- Doutor João Amadeu S. Carvalho, UCP-FFCS (Presidente)
- Doutor José Carlos Francisco Pereira, FBA-UL (Arguente)
- Doutor Carlos Morais, UCP-FFCS (Orientador)

Resumo:

O presente relatório pretende demonstrar que as artes visuais e a pedagogia inaciana podem ser fortes aliadas na educação integral dos alunos. No estágio que fizemos no Instituto Nun’Alvres, detetámos fragilidades nas relações interpessoais dos alunos da turma que nos foi atribuída. Estas dificuldades contrastavam com os bons resultados académicos obtidos.
É nossa intenção mostrar, que as experiências de criação artística potenciam as relações interpessoais e criam condições de desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos, desse modo, guiar os alunos a uma melhor compreensão de si e dos outros, promovendo o conhecimento mútuo e capacitando-os com atitudes de respeito, de cooperação, de interajuda, e ainda de coesão do grupo-turma.
Em síntese a presente reflexão estruturada numa parte de investigação teórica e uma parte de aplicação pedagógico-didática, procura lançar um novo olhar para a relação entre o fazer artístico e a formação integral do aluno, revalorizando o estatuto das artes visuais no sistema de ensino, promovendo o encontro da arte com a pedagogia inaciana.

Palavras-chave: Artes visuais, pedagogia humanista, pedagogia inaciana, formação integral.

Sem comentários:

Enviar um comentário