sábado, 30 de janeiro de 2016

Arte contemporânea no ensino de artes visuais - Tema de Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 27 de janeiro de 2016, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Eva de Fátima Rodrigues Alves, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "A arte contemporânea e o ensino-aprendizagem de artes visuais".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs., Maria Helena Palhinha, da FFCS-UCP (Presidente); Vítor M Ribeiro de Moura, da UM (Arguente); Carlos Morais, da FFCS-UCP (Orientador).

Resumo
O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem por tema as repercussões da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais.
Partimos da convicção de que a arte contemporânea desencadeia um impacto positivo no ensino básico de artes visuais, que deve ser analisado, experienciado e promovido. Neste sentido,
pretendemos aprofundar as questões que são suscitadas pela presença da arte contemporânea no ensino de artes visuais. Em particular, elaborámos um projeto de investigação teórica e de intervenção pedagógica no ensino básico, com alunos que manifestavam um défice de conhecimentos e de interesse relativamente à referida arte contemporânea.
Desta forma, procurámos iniciar os nossos alunos nas tarefas da análise e contextualização da obra de arte contemporânea, tendo havido lugar para sessões de agilização da reflexão, assim como, da criatividade e da operacionalidade instrumental, que culminaram na apresentação de vários trabalhos plásticos que refletiram uma abertura aos novos desafios e ideias proporcionados pela arte contemporânea.
As áreas de investigação da componente teórica deste relatório circunscrevem-se aos seguintes campos de estudo: o atual sistema de ensino de artes visuais - numa análise da situação do seu ensino; a arte contemporânea – num esquisso de definição cronológica e conceptual, contextualização e alguns percursos; a arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais – em seus fatores de resistência e implicações da sua integração; os benefícios da imagem como estratégia; as potencialidades cognitivas e criativas da arte contemporânea; e finalmente o estudo da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa.
A descrição e análise das atividades pedagógico-didáticas realizadas com os alunos da nossa turma de estágio, intituladas por a experiência da arte contemporânea pela pintura e escultura, a experiência da arte contemporânea pelo desenho e pela realização de uma instalação comprovam os benefícios da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais, pelo que consideramos fundamental cultivar esta aproximação com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos mais esclarecidos, críticos e interventivos.


Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais, Arte Contemporânea, Pedagogia.

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