Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 12 de janeiro de 2016, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Sandra Cristina Soares Mesquita de Carvalho, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "As implicações do ensino das artes visuais na (re)construção da individualidade do sujeito".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Orientadora); Carlos Morais (Arguente); João Amadeu Silva (Presidente).
Resumo

Com o intuito de se verificar os possíveis efeitos catalisadores de uma determinada realidade educacional, que procura incrementar a autoexpressão e a afirmação da singularidade do aluno, construiu-se um modelo de intervenção pedagógica que, posteriormente, foi aplicado e validado com uma turma de 9.º ano de escolaridade da Escola da Didáxis de Riba de Ave.
No final, constata-se que é possível através de um modelo educacional que promove a liberdade e a abertura ao desenvolvimento da aprendizagem, a partir do que é intrínseco ao aluno, reforçar a sua capacidade de expressão própria. Perante estas conclusões, tecem-se algumas considerações sobre os obstáculos bem como as possibilidades de se instaurar novos rumos na busca pela promoção idealizada da criação de sujeitos ímpares e autênticos.
Palavras-chave: Artes Visuais, individualidade, autoexpressão, identidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário