terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Criatividade no contexto escolar - Tema de Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 19 de janeiro de 2016, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Eduarda Marlene Oliveira da Silva, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "Criatividade no contexto escolar".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Presidente); Carlos Morais (Arguente); João Carlos Major (Orientador).

Resumo

Este relatório resultou de um estudo efetuado a uma turma de 11º ano, do curso de Design e Multimédia, que decorreu no ano letivo de 2012/2013, que teve como objetivo explorar o tema “Criatividade no contexto escolar”.
O leque de alunos com o qual trabalhei, apresentava falta de interesse e motivação, carência de bagagem anterior, revelando pouca sensibilidade a estímulos visuais, entre outros. Para este tipo de alunos é necessário que o professor seja persistente, inovador, metódico e que, essencialmente, não desista e que seja uma inspiração para os seus alunos. É importante que haja motivação para uma determinada tarefa, capacidade e conhecimento num domínio, competências cognitivas e de um trabalho concentrado e enérgico, já que, até obtermos o produto final, serão necessárias muitas horas de trabalho e muitas ideias, que serão confrontadas e refletidas de forma a facilitar o restante processo. Com efeito, os fatores cognitivos, motivacionais, sociais e personológicos influenciam no processo criativo. O aluno, para ser criativo, deve acreditar em si próprio, confiar nas suas capacidades e sentir prazer em realizar as tarefas de forma persistente, elaborada e sem nunca desistir, mesmo que, muitas vezes, tudo pareça anunciar um fracasso.
Tendo em conta todo este cenário, ao longo do meu relatório, questionei-me diversas vezes sobre determinados assuntos, tais como: um professor, considerado mais criativo e aberto ao que é novo, inspira os alunos, levando-os a produzir trabalhos mais originais? Como é que as organizações podem fomentar o ato criativo? O ambiente de sala de aula reflete o trabalho executado pelo aluno?
É de salientar que, na sociedade pós-moderna, a inserção social, e mesmo a sobrevivência, residem, fundamentalmente, na criatividade.


Palavras-chave: Criatividade; Ambiente organizacional; Educação.

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