quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A singularidade da expressão artística na didática da educação visual - Tema de Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 26 de janeiro de 2016, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Maria da Conceição de Matos Pereira de Morais, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "A Importância da singularidade da expressão artística na didática da educação visual".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Orientadora); José Manuel M Lopes (Arguente); João Amadeu Silva (Presidente).

Resumo

Pretendemos que o ensino se torne de grande utilidade na prática, ao incorporar a disciplina de
Educação Visual do 3º Ciclo do Ensino Básico, a qual demonstra de forma clara a singularidade que envolve o aluno, através da expressão que vai desenvolvendo.
Nos tempos atuais, a singularidade é considerada essencial, dando-nos uma maior consciência daquilo que provavelmente interfere nas diferenças que se estabelecem entre cada pessoa, tornando-as naquilo que elas são.
Foi estabelecido como campo de estudo, uma turma de 7ºAno de escolaridade, com 30 alunos, os quais realizaram um conjunto de propostas selecionadas de entre os conteúdos constantes do programa da disciplina.
Apurou-se, deste modo, um conjunto de informações essenciais para observação da singularidade presente em cada aluno. Para o seu estudo, elaboraram-se grelhas de registo com os dados obtidos que permitiram a análise dos desenhos efetuados por cada um dos alunos da turma.
As conclusões deste estudo permitiram-nos reforçar o princípio de que a singularidade, presente em cada um dos alunos na disciplina de Educação Visual, deve ser promovida e desenvolvida.


Palavras - chave: Expressão Artística; Singularidade; Educação Visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário