sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Diário Gráfico e Processo Criativo - Tema de Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia da UCP-Braga, em 14 de janeiro de 2015, as Provas de Mestrado da licenciada Ana Maria Pereira Alves, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: “Diário gráfico: coleção de momentos na construção do processo criativo”.
O Júri foi constituído pelos Profs. Maria Helena Palhinha (Orientadora) – UCP; Maria de Fátima Morais da Silva (Arguente) – UM; Carlos Morais (Presidente) – UCP.

Resumo

Neste relatório da prática pedagógica supervisionada abordaremos a relevância dos fatores que promovem ou inibem o processo da criatividade do aluno, procurando-se implementar estratégias propostas por diversos autores, como Amábile, Alencar, Sternberg e Lubart, de modo a estimular a prática do desenho.
O enquadramento teórico que subjaz ao trabalho desenvolvido durante o estágio teve sempre presente a importância do desenho como um elemento indispensável em toda a linguagem plástica. Como tal, a sua utilização através do Diário Gráfico coloca este suporte como um instrumento pedagógico e campo de experimentação ilimitado, que inspira diversas significações de registo gráfico, ao mesmo tempo que exercita, amplia e cruza os conteúdos da disciplina e os de outras áreas.
A prática do desenho expressivo em Diário Gráfico, cujos temas foram fornecidos sob a forma de textos, e cujos materiais e técnicas foram trabalhados em contexto de sala de aula, permitiu-nos observar uma transformação gradual do processo criativo do aluno, contribuindo para desenvolver a perceção e a expressão gráfica, e tornar os alunos mais reflexivos e críticos, atitudes necessárias para a formação da singularidade e vivência de cada um.

Palavras-chave: Diário Gráfico, Desenho, Criatividade, Processo Criativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário