Realizaram-se na Faculdade
de Filosofia da UCP-Braga, em 07 de janeiro de 2015, as Provas de Mestrado da
licenciada Joana Esmeralda Antunes Vieira, tendo apresentado o Relatório de
Estágio intitulado: “Promoção de competências
empreendedoras no contexto de ensino-aprendizagem das artes visuais”.
O Júri foi constituído
pelos Profs. Maria Helena Palhinha (Orientadora) – UCP; Ângela Sá Azevedo (Arguente) – UCP; Carlos Morais (Presidente) – UCP.
Resumo
A promoção de
competências empreendedoras apresenta-se como um assunto debatido no panorama
da educação contemporânea. O Projeto de Educação para o Empreendedorismo,
editado em 2007 pela Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular,
apresenta-se sob a forma de um Guião de Promoção do Empreendedorismo na Escola,
proporcionando linhas orientadoras, conceitos e visões que adotamos, adaptando
à realidade pedagógica com que nos deparamos.
O estudo do
empreendedorismo e das competências chave para o seu desenvolvimento no
contexto escolar, da sua potencialidade no ensino artístico e secundário, e da
metodologia de eleição para a sua promoção - a pedagogia de projeto - culminou
com a construção de um modelo de intervenção pedagógica (MIP) que teve como
objetivo a promoção das competências empreendedoras no contexto de
ensino-aprendizagem das artes visuais. Para contribuir para o esclarecimento
empírico sobre o desenvolvimento das competências empreendedoras por parte dos
alunos no quadro da nossa intervenção pedagógica, foi construído um quadro de
indicadores de competências, e um conjunto de grelhas de observação e recolha
de dados utilizadas na análise da nossa intervenção pedagógica.
Palavras-chave: Artes visuais, ensino, aprendizagem,
competências, empreendedorismo, projeto.
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