quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O método de A. López Quintás e a formação pela arte - Tema de Provas de Mestrado


Realizaram-se na Faculdade de Filosofia da UCP-Braga, em 27 de janeiro de 2015, as Provas de Mestrado do licenciado José Mário Araújo da Silva, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: “A formação humana através da arte: aplicação do método de Alfonso López Quintás”.
O Júri foi constituído pelos Profs. Carlos Morais (Orientador) – UCP; Maria de Fátima Lambert (Arguente) – ESE|IPP; José Manuel M Lopes (Presidente) – UCP.

Resumo

A tendência atual do ensino corre, quanto a nós, um sério perigo: o de deixar no esquecimento os valores humanos, facto decorrente de a educação se centrar no conhecimento científico do ser humano, deixando a experiência artística para um segundo plano, com tudo o que esta experiência pode dar de positivo à vida e à felicidade humana. 
O presente trabalho tem como objetivo mostrar de que forma o ensino artístico é capaz de fornecer ao aluno experiências ricas, nas quais se associem os valores. Para isso, estudámos a fundo a metodologia proposta pelo autor Alfonso López Quintás na tentativa de proporcionar ao aluno uma formação integral. Neste autor, a experiência da arte, quando bem conduzida, orienta-nos para a descoberta de um novo caminho da educação. Um caminho no qual o ser humano encontra a sua verdadeira natureza. 
A parte teórica deste trabalho consistiu, basicamente, no aprofundamento do conhecimento daquela metodologia, através do contato com a obra do autor referido, enriquecido também com alguns contatos pessoais. 
Na parte prática, procurámos aplicar essa metodologia na turma 11ºH da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, na qual realizamos o nosso estágio pedagógico, utilizando a unidade curricular de História da Cultura e das Artes. Pretendendo com esta aplicação analisar a importância da metodologia no projeto de formação integral do aluno.

Palavras-chave: Artes, Ensino, Experiência Artística, Formação Humana, Pedagogia.

Sem comentários:

Enviar um comentário