Realizaram-se na
Faculdade de Filosofia da UCP-Braga, em 27 de janeiro de 2015, as Provas de
Mestrado do licenciado José Mário Araújo da Silva, tendo apresentado o
Relatório de Estágio intitulado: “A formação humana através da arte: aplicação
do método de Alfonso López Quintás”.
O Júri foi constituído pelos
Profs. Carlos Morais (Orientador) – UCP; Maria de Fátima Lambert (Arguente) – ESE|IPP;
José Manuel M Lopes (Presidente) – UCP.
Resumo
A tendência
atual do ensino corre, quanto a nós, um sério perigo: o de deixar no
esquecimento os valores humanos, facto decorrente de a educação se centrar no
conhecimento científico do ser humano, deixando a experiência artística para um
segundo plano, com tudo o que esta experiência pode dar de positivo à vida e à
felicidade humana.
O presente trabalho tem como objetivo mostrar de que forma o
ensino artístico é capaz de fornecer ao aluno experiências ricas, nas quais se
associem os valores. Para isso, estudámos a fundo a metodologia proposta pelo
autor Alfonso López Quintás na tentativa de proporcionar ao aluno uma formação
integral. Neste autor, a experiência da arte, quando bem conduzida, orienta-nos
para a descoberta de um novo caminho da educação. Um caminho no qual o ser
humano encontra a sua verdadeira natureza.
A parte teórica deste trabalho
consistiu, basicamente, no aprofundamento do conhecimento daquela metodologia,
através do contato com a obra do autor referido, enriquecido também com alguns
contatos pessoais.
Na parte prática, procurámos aplicar essa metodologia na
turma 11ºH da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, na qual realizamos o
nosso estágio pedagógico, utilizando a unidade curricular de História da
Cultura e das Artes. Pretendendo com esta aplicação analisar a importância da
metodologia no projeto de formação integral do aluno.
Palavras-chave:
Artes, Ensino, Experiência Artística, Formação Humana, Pedagogia.
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