Realizaram-se na Faculdade de Filosofia
e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 18 de junho
de 2015, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Mónica
Alexandra Afonso Alves, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado:
"Prática com um modelo de ensino
inclusivo aplicado à disciplina de Educação
Visual numa turma do 8º ano".
O Júri das Provas foi
constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Orientadora);
Ângela Maria S. Azevedo (Arguente); Carlos Morais (Presidente).
Resumo
O
tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação
inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas
atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros,
religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de
aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas
apropriadas.
Num
primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da
bibliografia.
Num
segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado.
Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e
implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi
analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância
para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste
sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação
com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente
planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da
ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase,
descreveu-se as práticas letivas implementadas.
Num
terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através
da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação
feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos
do grupo alvo.
Esta
análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias
inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar
problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos,
tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.
Palavras-chave:
Inclusão, Diversidade, Indicadores de Educação Inclusiva, Educação Visual,
Trabalho Colaborativo.
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