domingo, 28 de junho de 2015

Ensino inclusivo na disciplina de Educação Visual - Tema de Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 18 de junho de 2015, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Mónica Alexandra Afonso Alves, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "Prática com um modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Orientadora); Ângela Maria S. Azevedo (Arguente); Carlos Morais (Presidente).

Resumo

O tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros, religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas apropriadas.
Num primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da bibliografia.
Num segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado. Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase, descreveu-se as práticas letivas implementadas.
Num terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos do grupo alvo.
Esta análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos, tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.

Palavras-chave: Inclusão, Diversidade, Indicadores de Educação Inclusiva, Educação Visual, Trabalho Colaborativo.

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