Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais da Universidade Católica - Braga, em 03 de junho de 2015, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Natércia
Maria Vieira Camelo, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "Ver
bem para desenhar melhor: o contributo de uma visão holística para uma
aprendizagem significativa do desenho".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Orientadora); Carlos Morais (Arguente), João Amadeu C Silva (Presidente).
Resumo
O
presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais
no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias
preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes
à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender
a ver convocando todos os sentidos.
O
estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer
pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento
do pensamento crítico e criativo.
Este
texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise
da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e
educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica.
A
segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias
de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual,
na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o
nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as
suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar
melhor.
No
final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência
desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.
Palavras-chave:
Desenho, Perceção, Observação, Ensino/Aprendizagem
Sem comentários:
Enviar um comentário