quinta-feira, 4 de junho de 2015

A visão holística na aprendizagem do desenho - Tema de Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais da Universidade Católica - Braga, em 03 de junho de 2015, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Natércia Maria Vieira Camelotendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: "Ver bem para desenhar melhor: o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho".
O Júri das Provas foi constituído pelos Profs. da FFCS-UCP, Maria Helena Palhinha (Orientadora); Carlos Morais (Arguente), João Amadeu C Silva (Presidente).

Resumo

O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os  despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos.
O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de  abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica.
A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor.
No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.

Palavras-chave: Desenho, Perceção, Observação, Ensino/Aprendizagem

Sem comentários:

Enviar um comentário