Realizaram-se na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica - Braga, em 07 de
maio de 2015, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Joana Margarida Figueiredo da Costa, tendo apresentado o Relatório
de Estágio intitulado: “Contributo da
disciplina de Educação Visual para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão”.
O Júri foi constituído pelos Profs. Filomena Ermida F. Branco da
Ponte (Arguente) da UCP; Carlos Morais (Presidente) da UCP; Paulo César Azevedo
(Orientador) da UCP.
Resumo
Este
trabalho tem como principal objetivo descrever a experiência de estágio na
disciplina de Educação Visual (3º ciclo), explorando as potencialidades das
artes para promover a inclusão de alunos cegos e com baixa-visão no ambiente
escolar. Este objetivo é concretizado ao longo da investigação-ação que
pretende: sensibilizar para a diferença; valorizar o trabalho colaborativo
entre alunos na construção de materiais pedagógicos inclusivos; aplicar
estratégias e procedimentos conducentes à criação de um livro com ilustrações
tácteis e ampliar o espólio de livros adaptados da Biblioteca Escolar. O
projeto foi desenvolvido entre outubro de 2013 e junho de 2014, durante o
estágio pedagógico supervisionado numa escola de referência para a educação de
alunos cegos e com baixa-visão. A caracterização da escola e da turma foi
essencial para o desenvolvimento de práticas apropriadas e contextualizadas,
proporcionando aos alunos diversas experiências inovadoras e criativas.
Aplicou-se a metodologia de investigação-ação privilegiando práticas
teoricamente sustentadas e reflexivas, visando o desenvolvimento de
competências inclusivas, promotoras do respeito e da sensibilização para o
outro. Os resultados obtidos através deste estudo permitiram constatar uma
diferença positiva, mesmo que ligeira, nas atitudes dos alunos normovisuais
para com os seus colegas deficientes visuais, após a implementação da
experiência pedagógica inclusiva. Foram também definidos, com base no
investigado, um conjunto de pressupostos e procedimentos que visam e suportam a
criação de um livro táctil e inclusivo. O livro produzido permitiu dar um
pequeno contributo para o espólio de livros adaptados da Biblioteca Escolar.
Este estudo permitiu reconhecer nas
artes um papel importante na promoção de valores indispensáveis ao
desenvolvimento de futuros cidadãos mais intervenientes, críticos, conscientes
e solidários.
Palavras-chave: artes
visuais, deficiência visual, ilustração táctil, inclusão.
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