sexta-feira, 8 de maio de 2015

Educação Visual e inclusão de alunos cegos e com baixa visão - Tema de Provas de Mestrado

Realizaram-se na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica - Braga, em 07 de maio de 2015, as Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Joana Margarida Figueiredo da Costa, tendo apresentado o Relatório de Estágio intitulado: “Contributo da disciplina de Educação Visual para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão”.
O Júri foi constituído pelos Profs. Filomena Ermida F. Branco da Ponte (Arguente) da UCP; Carlos Morais (Presidente) da UCP; Paulo César Azevedo (Orientador) da UCP.

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo descrever a experiência de estágio na disciplina de Educação Visual (3º ciclo), explorando as potencialidades das artes para promover a inclusão de alunos cegos e com baixa-visão no ambiente escolar. Este objetivo é concretizado ao longo da investigação-ação que pretende: sensibilizar para a diferença; valorizar o trabalho colaborativo entre alunos na construção de materiais pedagógicos inclusivos; aplicar estratégias e procedimentos conducentes à criação de um livro com ilustrações tácteis e ampliar o espólio de livros adaptados da Biblioteca Escolar. O projeto foi desenvolvido entre outubro de 2013 e junho de 2014, durante o estágio pedagógico supervisionado numa escola de referência para a educação de alunos cegos e com baixa-visão. A caracterização da escola e da turma foi essencial para o desenvolvimento de práticas apropriadas e contextualizadas, proporcionando aos alunos diversas experiências inovadoras e criativas. Aplicou-se a metodologia de investigação-ação privilegiando práticas teoricamente sustentadas e reflexivas, visando o desenvolvimento de competências inclusivas, promotoras do respeito e da sensibilização para o outro. Os resultados obtidos através deste estudo permitiram constatar uma diferença positiva, mesmo que ligeira, nas atitudes dos alunos normovisuais para com os seus colegas deficientes visuais, após a implementação da experiência pedagógica inclusiva. Foram também definidos, com base no investigado, um conjunto de pressupostos e procedimentos que visam e suportam a criação de um livro táctil e inclusivo. O livro produzido permitiu dar um pequeno contributo para o espólio de livros adaptados da Biblioteca Escolar.
Este estudo permitiu reconhecer nas artes um papel importante na promoção de valores indispensáveis ao desenvolvimento de futuros cidadãos mais intervenientes, críticos, conscientes e solidários.

Palavras-chave: artes visuais, deficiência visual, ilustração táctil, inclusão.

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